Teresinha Morango, a primeira miss Amazonas a ser miss Brasil

27.05.2018

No último sábado (26), o Brasil conheceu a sua nova Miss, a amazonense Mayra Dias. Ela é do município de Itacoatiara e recuperou a coroa para o estado que desde 1957 não possuía. Depois deste ano, a miss Amazonas a chegar mais perto do título foi Lilian Lopes em 2010, que ficou em segundo lugar no concurso.

Mas você sabia que o Amazonas já teve uma miss Brasil? Sim, em 1957, ela é Teresinha Morango, natural do Município de São Paulo de Olivença. Filha de um português, dono de um barzinho e uma típica amazonense do interior do estado, Sr. Manoel Ferreira Morango e Emir Gonçalves Morango. O casal possuía oito filhos, todos com traços europeus, de olhos claros.

A família morava no tradicional bairro Aparecida, na capital Manaus. Com 15 anos, Teresinha Morango foi morar com seus tios que possuíam melhores condições de vidas, pois seus pais gostariam que ela tivesse uma educação melhor. A Miss nasceu no dia 26 de outubro de 1936. Desde então, já estava fadada a ser um dos ícones da beleza brasileira. Antes de ser Miss Brasil, Teresinha Morango foi Rainha dos Estudantes de Manaus, Rainha das Calouras, Miss Cinelândia em 1956 e Miss Amazonas. Ela também ficou em segundo lugar no concurso de Miss Universo, em 1957.

Por que depois de tantos anos temos uma representante do Amazonas com o título de mulher mais bonita do país? Elas, sim, são do AMAZONAS! Mayra Dias e Teresinha Morango tem algo em comum, suas raízes estão na tradição em ser do interior do Amazonas; além da beleza, ambas possuem a força da mulher do Amazonas, aquelas que lutam e não desistem dos seus sonhos. Por mais concursos de beleza que não apenas a beleza estética esteja em evidência, mas a história de vidas e as raízes dessas mulheres sejam mostradas.

Rodrigo Ribeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *