Linha do tempo da Internet

A História da Internet: Aonde chegamos?

A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas superpotências envolvidas, Estados unidos e URSS, estavam divididos nos blocos socialista e capitalista e disputavam poderes e hegemonias.

1605 – Francis Bacon desenvolve o alfabeto binário

1946 – Criado o ENIAC, primeiro computador digital eletrônico. Criado pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly. O ENIAC pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 270 m² de área construída. começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

Ele não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. BIA

 

 

 

 

 

 

1969 A Arpanet – primeira rede operacional de computadores criada apenas para militares:

O objetivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governamento americano.

1970 – O termo internet é usado pela primeira vez pelo matemático e informático Vinton Cerf.

No fim da década de 70, universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvidos à defesa, tiveram permissão para se conectar à Arpanet, e em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na Arpanet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a usavam.

1971Primeiro vírus para computador é criado, o The Creeper. O engenheiro Ray Tomlinson começou a desenvolver o hoje indispensável email.

1973 – Primeira conexão intercontinental é realizada entre Estados Unidos e Noruega

1979 – Criada a Usenet, rede informal de compartilhamento de notícias e artigos.

a Usenet, precursora dos fóruns de discussão e que iniciou o processo que tornou a internet interessante também para quem não estava interessado na área científica.

Kevin MacKenzie começa a utilizar os emoticons      

1989 – Tim Berners-Lee propõe a criação do sistema World Wide Web (WWW)

No final de década de 1980, surge outra criação que não faz mais tanto sucesso, mas ajudou a originar, por exemplo, os famosos mensageiros instantâneos: as salas de bate-papo. Mais direta e informal que os emails e concentrando ao mesmo tempo vários usuários com os mesmo interesses, essa forma de comunicação teve sua revolução em 1988.

Outubro de 1994 – Lançado o navegador Netscape, que foi desativado em 2008

1º de maio de 1995 – Primeira conexão à rede mundial de computadores oferecida comercialmente no Brasil

1996 – Criação do CESAR, centro de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Recife

2 de abril de 1996 – O Diário começa a publicar as primeiras notícias online  pelo site DPnet.com.br

1997 – O serviço de buscas Google entra no ar

Julho de 2000 – Fundado o Porto Digital, polo de desenvolvimento de softwares e economia criativa de Pernambuco

Fevereiro de 2004 – Nasce, nos Estados Unidos, o Facebook,  que começou como uma rede social universitária

Outubro de 2004 – Criação do Orkut, que popularizou as redes sociais no Brasil

2009 – Ex-funcionários do Yahoo lançam o Whatsapp, aplicativo para troca de mensagens

2014 – O CESAR supera a marca de R$ 90 milhões em vendas de projetos de inovação

A CRIAÇÃO DOS PORTAIS DE NOTÍCIAS NO BRASIL 

Em 1996, surge o primeiro Portal Online no Brasil, o portal UOL. Mas apenas em março de 2000 foi criado o Globo.com, portal de internet, em língua portuguesa, mais acessado no mundo, atualmente.

O portal é formado por cinco pilares principais: notícias, esportes, entretenimento, tecnologia e vídeos.

Rede Amazônica

A Rede Amazônica teve como embrião a empresa Amazonas Publicidade Ltda., inaugurada pelos jornalistas Phelipe Daou, Milton Magalhães Cordeiro e Joaquim Margarido, em 30 de setembro de 1968. Ante a existência de apenas uma emissora no estado do Amazonas, a TV Ajuricaba, o Ministério das Comunicações abriu concorrência para a exploração comercial de mais uma emissora televisiva. Os três sócios, conjuntamente com Robert Phellipe Daou, formam a Rádio TV do Amazonas Ltda em junho de 1969, fim de concorrer a essa concessão.

Atualmente, conta com cinco emissoras próprias, 8 minigeradoras e mais de 200 retransmissoras, para além de manter uma parceria com a rede estado-unidense CNN e uma sucursal em Brasília.

Em 2016, a primeira geração de proprietários da empresa acaba falecendo.

Equipe do Portal Amazonas

Criado em 05 de Junho de 2001, sendo o primeiro site de notícias da região . A internet estava começando a ser vista mais popularmente, e o site foi uma criação do Dr. Phelippe Daou Junior (Propietário da Empresa), ele queria ter esse meio de comunicação, aproveitar uma nova ferramenta que era a internet. O portal Amazônia pertence a Amazônia Cabo, que é a empresa que gere o Amazon Sat, Portal Amazônia e CBN.

www.portaldoamazonas.com

As notícias chegam até vocês ou equipes vão até o local do acontecimento?

– Hoje a internet facilitou a chegada das notícias até nossa equipe, por telefone, redes sociais, e outras formas; mas quando é uma notícia que tem um grau de intensidade maior, como a queda de um avião na região , é necessário visitar o local. Diz Lucas Raposo (Supervisor de jornalismo Amazon Sat e Portal Amazonas)

Acontecem erros de informações da notícia antes de publicá-las?

– Sim, muitas vezes os dados não batem e precisamos bater com outras fontes para deixa-la o mais próximo possível da realidade. Nós temos contato direto com o G1, tendo essa facilidade de apurar os fatos mais rapidamente e poder entregar a notícia de forma com a melhor qualidade de informação possível. Diego Oliveira (Repórter do Portal Amazonas)

Lucas Raposo (Supervisor de jornalismo Amazon Sat e Portal Amazonas)

Diego Oliveira (Repórter do Portal Amazonas)

Local de Produção das notícias

Estúdio do Programa Pandeiro

Estúdio de TV E Rádio CBN

Dona Etelmar (Analista de Recursos Humanos) – Acompanhou na visita

Por:

Patrícia Rabelo

Gabrielly Rodrigues

Ariane Pires

Beatriz Araújo

Maria Travassos

Leonardo Menezes

Lorena Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *