Jornal Impresso – Do Mundo para o Amazonas

 

Do mundo ao Brasil:

 

 

Clique na imagem

 

 

 

Enfoque: Amazonas e Manaus

 

 

 

 

        1850 d.C – O Incêndio na Igreja da Matriz

 

       Provavelmente, o incêndio na igreja  Nossa Senhora da Conceição no período em que Manaus era vila e se chamava Lugar da Barra do Rio Negro, foi um dos primeiros eventos que mobilizou a imprensa local e mundial, sendo publicado de forma independente no jornal “Voz Paraense” 23 dias após o ocorrido. Já notas oficiais da administração pública da época, muito provavelmente se guardam em Lisboa ou Belém. É possível que tenham servido como material de consulta para a imprensa literária mundial, uma que vez o incêndio se tornou mundialmente conhecido, virando Carta Postal da cidade em gravuras.

Gravura do incêndio que se tornou cartão postal
Projeto de Restauração da Matriz do Amazonas – Igreja

        1904 d.C – Jornal do Commercio

Sendo o fundador  J. Rocha dos Santos, o Jornal do Commercio é o jornal mais antigo em circulação na Amazônia e um dos mais antigos do Brasil, tendo sido fundado em 2 de janeiro de 1904. O periódico ainda está em circulação por mais de um século em Manaus e preserva o nome original, mantendo a grafia “commercio” de antigamente, além de uma frase em latim ”Labor Omnia Vincit”, que significa “O Trabalho Tudo Vence” – E realmente o jornal persistiu a todas as mudanças sendo um exemplo perfeito de adaptação e integração. Sua assinatura digital, atualmente, custa 350 reais anuais e ele está vinculado a plataformas digitais como facebook e twitter.

logo clássica

        1949 d.C – A Crítica

Fundado por Umberto Calderaro Filho, A Crítica é o segundo jornal mais antigo em circulação no estado e o principal veículo impresso do Amazonas, pertencendo à Rede Calderaro de Comunicação (RCC). Foi um dos jornais que sentiu na pele a censura promovida pelo regime militar, inclusive sofrendo atentados. Em seu auge, no início dos anos 2000, o jornal chegou a emitir mais 200 mil cópias diárias.

Logo atual, A crítica

Visita – A Crítica – Síntese histórica e cultural

 

 

Galeria de Fotos e Localização

 

Clique na imagem

 

 

Autores:  Cleison Rodrigues; João Oliveira; Henrique Mesquita; Narciso Frazão; Nathália Abrahim; Sâmia Sarmento; Waldick Junior

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *