A história da TV, suas evoluções e a sua chegada no Amazonas

    Tv criada em 1925.

 

  • O principal meio de comunicação criado no século XX foi a televisão. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920. Contudo, A criação da televisão teve um processo lento e demorado.
    John L. Baird, um engenheiro escocês, foi o primeiro a construir um sistema de televisão viável, ele uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo de televisão. John Logie Baird foi até um escritório londrino, encontrou o Office boy William Taynton e o fez sentar diante de luzes quentes da aparelhagem que havia montado.
    Os anos foram passando e os projetos foram se desenvolvendo. Em 1923 ,Vladimir Zworykin, um russo que vivia no E.U.A, criou e patenteou o iconoscópio, A partir do iconoscópio ele pôde desenvolver os primeiros tubos de televisão. A primeira transmissão de tv foi feita por Ernst F. W. Alexanderson , um engenheiro sueco, porém , a televisão ainda era muito rudimentar, sendo mais parecida com um rádio que mostrava imagens embaçadas.
    Mesmo ainda não havendo produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930. E depois da segunda guerra mundial, ela começou a se popularizar e se modernizar.
    Os aparelhos de TV começavam a ser produzidos em larga escala, mas eram poucas as pessoas que tinham acesso a ele. Mas, nos anos de 1950, foi quando a televisão finalmente chegou com a sua “marca” ganhando fama e sucesso com programas. Além de que, nessa mesma década, também chegou a tv em cores, situação que foi alterada no EUA, quando a rede NBC conseguiu realizar as primeiras transmissões públicas em cores, ao utilizar um sistema compatível com os antigos aparelhos preto e branco. E com tudo isso, a televisão já estava sendo conhecida e adquirida por milhares de pessoas.
    Ela chegou ao Brasil em 1950, pelo jornalista e empresário Assis Chateubriand. E em 1970, aconteceu a primeira transmissão de TV em cores no Brasil.
  • Veja um pouco mais sobre a história da televisão no Brasil, no link abaixo:
  • https://youtu.be/69ffMctgcSk

Record TV é uma rede de televisão comercial aberta brasileira, com sede na cidade de São Paulo. Fundada em 27 de setembro de 1953, pelo empresário e comunicador Paulo Machado de Carvalho, a sua criação remonta á chegada da televisão no Brasil, quando Paulo machado se interessou pelo novo meio de comunicação e quis ampliar seu conglomerado midiático (que incluía diversas estações de rádio) para a TV, que era a grande novidade no começo dos anos 50. Paulo, então, entrou com um pedido para operar uma estação de televisão na cidade de São Paulo, o que lhe foi concedido em novembro de 1950, pouco tempo depois da pioneira TV Tupi entrar no ar. 1953, finalmente no canal paulistano a Record rapidamente caiu em popularidade se especializando em produção de programas músicais, por isso foi líder de audiência na década de 1960 com os históricos festivais de músicas. Logo depois metade do canal foi vendido ao empresário Silvio Santos. A formação da rede nacional começou no inicio da década de 1990 após a emissora ser adquirida por Edir Macedo, fundador e líder da igreja universal do reino de Deus. Desde então o canal passou a ser alvo de grande investimento e por uma fase de reconstrução que culminou em 2017, consolidando como a segunda maior rede de TV do Brasil em audiência e faturamento ate 2015 quando foi ultrapassado pelo SBT. Seus estúdios localizasse no bairro da Barra funda na cidade de São Paulo e tem um complexo no bairro Vargem grande na zona oeste do Rio de Janeiro conhecido como RecNov. TV Acrítica é uma emissora de televisão Brasileira sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. Opera nos canais 4 VHF e 17 UHF digital, e é afiliada à Record TV. A emissora faz parte da rede Calderaro de comunicação, do qual fazem parte os periódicos Acrítica e Manaus Hoje, as Rádios FM O Dia, Jovem Pan FM Manaus , a Inova TV, entre outros Veículos. 2007: Mudanças de Redes SBT para Record.

Nos primeiros meses, a TV Acrítica demonstra interesse em querer sair do SBT, devido as mudanças repentinas da programação por ordem de Silvio Santos a Partir de 2001 e que sofria forte oposição por parte da direção da emissora.
No dia 5 de julho, representantes da TV Acrítica fecham parceria com os da Record.
No final de outubro, sugiram especulação de que a TV Acritica quer voltar a se afiliar ao SBT por conta da queda de audiência sofrida nos primeiros meses após a afiliação à Record, perdendo dessa forma a vice-liderança de audiência na capital para agora recém nomeada TV Em Tempo ( antiga TV Manaus), para que a ex- afiliada voltasse com a Record.
Em 13 de agosto de 2009, a retransmissora de Manicore, no interior do Amazonas, foi alvo de um atentado, ainda não investigado pelas autoridades.
2009 e 2010: Sinal Digital.
Em 10 de agosto de 2009, a emissora em Manaus inaugura o sinal digital, sendo a primeira afiliada da record na região Norte com esta tecnologia, transmitindo para mais de 2 milhoes de telespectadores em Manaus e municípios adjacentes, através do canal 17 UHF. TV acrítica, atualmente, filiada a rede Record de televisão.

Filiações anteriores:
Rede Tupi (1972-1980) REI (1980-1981) SBT (1981-2007)
Fundada por: Condomínio Acionário dos Diários e emissoras associadas.
Pertence a Rede Calderaro de Comunicação. Proprietário: Tereza Cristina Calderaro
Antigo proprietário: Umberto Calderaro Filho (1985-1995) Rita Calderaro (1995-2016)
Presidente: Dissica Tomaz Calderaro Fundada: 2 de Julho de 1972 (45 anos)
Emissoras: Inova TV FM o Dia , Jovem Pan FM Manaus
Cobertura: 60% do Amazonas Portal Oficial: Play.acritica.com.

A sede da emissora da tv acrítica, filiada a rede Record em manaus tem uma estrutura de última geração. Além de uma grande equipe de funcionários da area da comunicação, design e arquivologia.

Possuem um sistema de interação entre os setores que permitem agilidade e rapidez na produção e na localização de materiais de imagens.

Andrea Vale , chefe de reportagem , conta que por dia são produzidas cerca de 50 a 60 matérias por uma 15 equipes de profissionais.

Além disso,o setor de redação contam o trabalho de 3 produtores, 4 editores de imagem e texto, cinegrafistas, e assistentes de produção.

No momento o programa com mais audiência é o Alô Amazonas, na apresentação do jornalista Wilson Lima .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *