Fórum promove debate sobre doação de sangue no Amazonas

Na manhã da última quarta-feira (13) foi realizado o I Fórum Nacional de Doação e Doadores de Sangue. O evento aconteceu no Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, mais precisamente no Auditório Deputado Berlamino Lins. A discussão teve como objetivo propor melhorias para a coleta de sangue no Amazonas.

O início do debate foi marcado pela execução do hino nacional, orquestrado pela banda da Polícia Militar do Amazonas. Além disso, teve transmissão da Central Multimídia em tempo real pelo YouTube.

Durante todo evento foi explicado sobre o método da doação de sangue e a situação atual do Amazonas sobre o banco sanguíneo. Segundo com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o Estado possui cerca de 440 mil doadores, o que representa 1,54% da população.

A presidente da Associação Brasileira de Doação e Doadores Voluntários de Sangue (ABDDVS), Sônia Yara, destacou a magnitude do evento. “É um passo muito importante para nós, dessa maneira podemos conscientizar o amazonense a doar sangue, assim teremos grandes avanços para o futuro”, disse.

I Fórum de Doadores de Sangue
Foto: Thiago Oliver (Central Multimídia)

Para doar sangue é necessário seguir alguns procedimentos. A pessoa deve ter 18 a 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto no ato da doação. Jovens de 16 a 17 que desejam doar sangue precisam apresentar autorização formal, assinada pelo responsável.

Um dos responsáveis pelo evento, o estudante de Jornalismo do 7° período matutino, Luan Neves, destacou a organização da conferência. “É uma gratificação fazer parte do evento, é o primeiro no qual tive oportunidade de organizar, como aluno da Uninorte”.

O fórum teve como mestre de cerimônia a coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Uninorte Laureate, Edilene Mafra. Ela falou sobre as lições aprendidas no decorrer do evento. “A gente sempre tem algo novo a aprender e que o jornalismo pode sim ser utilizado para salvar vidas e cumprir seu papel social”, ressaltou.

I Fórum de Doadores de Sangue
Foto: Thiago Oliver (Central Multimídia)

Os trezentos primeiros que doaram sangue no dia do evento serão contemplados com um ingresso para o show da dupla sertaneja Bruno e Marrone, doados pela Fábrica de Eventos.

Quem deseja doar sangue, pode dirigir-se até a sede do Hemoam, que fica localizado na Avenida Constantino Nery, 4397, Chapada, que fica ao lado do Centro de Convenções Vasco Vasques, de segunda à sábado das 7h30 até 18h. Ou se preferir, pode ser feito no Posto Avançado de Coleta do Hemoam, na Maternidade Estadual Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, de segunda até sexta-feira, de 08h às 13h.

Aula prática de telejornalismo

Sob a coordenação da professora Jonária França, os alunos de Jornalismo do 7° período matutino realizaram atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, colocando em prática os aprendizados e técnicas adquiridos em sala de aula.

A estudante Kethllen Almeida fala da experiência que construiu durante a visita no órgão. “O aprendizado maior foi de meter a cara e realizar as entrevistas para que a matéria de vídeo saia com perfeição, além de tudo, ajudou a me superar e perder a timidez”, disse.

I Fórum de Doadores de Sangue
Foto: Márcia Reis

A professora Jonária França destacou a importância da vivência prática dos alunos fora da sala. “Por mais que a gente leve, ilustre e fale, o aluno muitas vezes não consegue entender o dia a dia do jornalismo, os olhos dos alunos brilharam com a visita e é importante eles terem noção desse convívio”.

Por João Paulo Castro
Fotos: Marcia Reis e Thiago Oliver (Central Multimídia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *