A evolução do rádio

 A evolução do rádio 


  Você sabia que o rádio é um dos meios de comunicações mais antigos? pois bem, mais abaixo, vocês verão com mais detalhes sobre a linha do tempo da rádio e perceberão a sua incrível evolução.

 

 

  • O rádio no mundo

Este meio de comunicação foi criado pelo inventor croata Nikola Tesla no final do século XIX e desde então vem se adaptando com as inovações dos tempos modernos. No séc. XX, o rádio impõe-se como um meio de comunicação muito importante nas comunicações a longa distância, e atualmente é um dos meios de comunicação mais utilizados.                                                                                                                                                                                        

   


  • Rádio no Brasil

 

Bem mais além do que mero meio de comunicação, o rádio no Brasil possibilitou a consolidação de gêneros musicais e teve importante participação na conformação política do país ainda na primeira metade do século XX. Envolta na nostalgia dos mais antigos e na curiosidade de outras gerações, a Era do Rádio é até os dias de hoje motivo de pesquisa e interesse, sobretudo pela quantidade de informação e de figuras destacadas da cultura nacional em sua consolidação no nosso país.

 

Depois da televisão, o rádio é o meio de comunicação de maior alcance no país. Em 2001, 88% da população do país ouve rádio AM ou FM pelo menos uma vez por semana, segundo pesquisa da Ipsos-Marplan referente ao primeiro semestre de 2001 fita em nove estados brasileiros mais povoados. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.

 

A década de 90 foi marcada por grandes acontecimentos e tragédias, o rádio teve grande participação nas coberturas de grandes eventos como a Copa do mundo em 1998.

             

A ditadura militar assombrava os veículos de comunicação graças ao Ato Institucional 5. O rádio não seria o único veículo a se adaptar aos tempos militares. A década consolidaria o Brasil como País do Futebol com o Tricampeonato mundial. E no final da década de 70, a população vê os resultados da luta pela democracia.

A seguir no vídeo, um pouco sobre a emissora que por muito tempo foi a mais escutada do país : Hora do Brasil/ Voz do Brasil. (vídeo de 2012)

 

 


  • Rádio no Amazonas

 

        A história do rádio no Amazonas  aponta que esse instrumento técnico comunicacional teve contribuição significativa para as pessoas dos mais longínquos lugares do Estado. O rádio era o xodó dos amazonenses e continua sendo o meio de comunicação mais utilizado por pessoas do interior. Sua contribuição para o desenvolvimento do Amazonas é indiscutível. Mesmo à distância dos grandes centros e tendo passado por várias revoluções científicas que se sucederam, o rádio resistiu.

 

  • Emissora rádio Rio Mar

     A Rádio Rio Mar possui uma identidade que reflete uma postura profissional e de seriedade, fruto da prática de princípios calcados na valorização do homem, crença na sua capacidade realizadora, crescimento pelo trabalho, consciência das responsabilidades sociais, vínculo comunitário, investimento em recursos humanos, incessante busca de aprimoramento tecnológico, buscando uma administração moderna e participativa, dentro dos princípios éticos, filosóficos, culturais e cristãos. Assim, além de um canal alternativo para quem gosta de rádio, a Rio Mar cumpre com sua responsabilidade social. Em conjunto com a Fundação a Rádio Rio Mar realiza eventos sociais e culturais em comunidades carentes da capital.

Vídeo de propaganda da rádio Riomar :
“O rádio tem uma série de razões para aparecer como o patinho feio: é um meio invisível em plena era da imagem; um meio aparentado com a oralidade numa cultura onde o que vale é o escrito; um meio absolutamente fugaz numa civilização que prestigia a posteridade; e sobretudo um meio descentralizado, na contramão de um sistema econômico e político baseado na acumulação. Mas como bom patinho feio, o rádio também se revela cisne: permanece o meio com maior alcance de público, em números absolutos de audiência, e o meio que as pessoas mais usam, em horas de utilização por semana.” ( Autor desconhecido)

 

 

 

Equipe de Produção: Raíza Castro, Evelyn Lira, Aline Barbosa, Geovana Tavares, Jorleilson Marques, Ádria Raquel , Maysa Souza

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *