A História do rádio: Do mundo à Manaus

Ah, a tecnologia… Chegar em casa depois de um dia estressante, deitar na cama, pegar o celular e ficar navegando pelas redes sociais enquanto deixa a televisão ligada no jornal nacional. O rádio muito provavelmente não é a primeira opção se você tem acesso às outras mídias mencionadas. Há muito mais chance de você preferir utiliza-lo apenas quando está em um carro, ou até mesmo sem acesso à internet.
Talvez você pense que o rádio nada mais é do que aquela velha tecnologia que já não é mais tão interessante assim. Que ele não passa de uma caixinha com botões mecânicos e uma antena em cima. A verdade? Bom, o rádio com certeza é muito mais do que isso. Ele inclusive foi um dos motores que possibilitou o surgimento da maioria das outras mídias.

O rádio que ouvimos hoje, só é possível graças a um recurso que sempre existiu na natureza, e que apenas não tinha sido descoberto, esse recurso é o rádio frequência, uma espécie de fio invisível que transporta códigos de som da antena até o nosso rádio.
Na Alemanha, em 1887, o cientista Henrick Rudolp descobriu que as ondas de rádio existia, mas foi Gluglielmo Marconi que deu impulso a essa descoberta, ele realizou as primeiras transmissões sem fio e conseguindo fazer com que o mensagem cruzasse o oceano atlântico através das ondas do rádio, mas o rádio só ganhou vida, em 1920, quando o engenheiro americano montou na garagem de sua casa um transmissor, dois anos depois a novidade chegou no Brasil, a primeira transmissão ainda experimental aconteceu no Rio de Janeiro em comemoração de 100 anos de independência no dia 7 de setembro de 1922, com o discurso do presidente Epitacil Pessoa, mais muitos pernambucanos garantem que saíram na frente, documentos da rádio clube de Pernambuco apontam como data da primeira transmissão dia 06 de abril de 1919, transmitindo o Jornal de Recife (já extinta) que noticiou:
“Consoante convocação anterior, realizou-se ontem na Escola Superior de Eletricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da eletricidade [sic] e da telegrafia sem fio.
Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País.”
Até hoje, existi uma disputa pelo título de primeira emissora ao entra no ar no Brasil, a disputa é entre rádio clube de Pernambuco, fundada pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira e a rádio sociedade do Rio de Janeiro que foi fundada por Edgar Roquette Pinto.
Com o passar dos anos o rádio foi ganhando força, e foi surpreendida com o surgimento da Web Rádio (também conhecida como Rádio Online). No ano de 1993 o americano Carl Malamud fundou a primeira web rádio chamada “Internet Talk Radio”, no entanto, a primeira emissora a transmitir ao vivo e contínua foi a Rádio “Klif”, do Texas – Estados Unidos, no ano de 1995. No dia 5 de Outubro de 1998 surgiu a primeira Web Rádio no Brasil.
E para entendermos mais sobre o Rádio, visitamos a emissora mais popular de Manaus a Rádio Mix FM (100.7), localizada na Rua Fortaleza, 585 – Adrianópolis, Manaus – AM, 69057-580.

A emissora surgiu no início da década 90, com o nome Novidade FM e depois veio a Antena 1 Manaus. No ano de 2004 a emissora decidiu seguir uma programação mais popular tocando músicas de sucesso da Europa e Estados Unidos, foi aí que a emissora se tornou a segunda afiliada da Rede Mix, trocando assim seu nome novamente para Rádio Mix, em 2006 o slogan era “O melhor Mix do Brasil”,  com o passar dos anos foi se alterando até chegar nos dias de hoje, sendo ele “Juntos no Melhor Mix”.

Aplicativo: Mano

O aplicativo MANO foi criado com o intuito de aproximar ainda mais o ouvinte da rádio, o aplicativo faz um transmissão ao vivo do que acontece dentro do estúdio. Algumas câmeras também foram instaladas em pontos estratégicos do estúdio para que os usuários do aplicativo interajam com sorteios, brindes e prêmios de forma instantânea, rápida e criativa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *