Roda Viva Amazonas propõe debate sobre pesquisas científicas

O programa Roda Viva Amazonas (TV Cultura) da última  quinta-feira, 3, levantou questões sobre a atuação de pesquisas científicas na Amazônia. A edição contou com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Edson Barcelos. Além disso, participaram da banca de entrevistadores o repórter da TV A Crítica,  José Augusto, a coordenadora dos cursos de comunicação e design da Uninorte, Edilene Mafra, e o pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), José Pinheiro.

Edson Barcelos foi convidado ao programa para falar sobre os projetos de incentivos às pesquisas científicas e os novos editais da Fapeam. Edson destacou a importância que a fundação tem para o desenvolvimento tecnológico experimental no Amazonas, nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. Toda essa grade de estudos tem como objetivo o aumento do estoque de conhecimento científico e tecnológico, assim como a formação de mestres e doutores, amparando-os através de bolsas de estudos voltadas à ciência e tecnologia e suas parcerias com instituições públicas e privadas do Amazonas.

A coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design, Edilene Mafra, assim como todos os outros entrevistadores, teve participação significativa na execução da entrevista, destacando, ao longo dos 3 blocos de programa, um grande debate entre a bancada e o entrevistado.

Na ocasião, foram debatidos temas como a fixação e aplicação de recursos, as parcerias estratégicas, os novos projetos, entre outros. Após as discussões, o artista plástico Euros Barbosa finalizou o programa com a entrega de uma caricatura de Edson, entrevistado da noite.

Galeria de Imagens

Por Marcela Donelli

Imagens: Edilene Mafra / Eliena Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *