“Política e sociedade” é tema de encontro para alunos de jornalismo

“O jornalista não pode se deixar influenciar por ideologias políticas”, foi o que disse o escritor Tenório Telles em mais uma edição do Bate-Papo de Mercado, promovido pela UniNorte Laureate, com apoio da Central Multimídia da instituição. Desta vez, o tema foi “Jornalismo, Educação, Política e Sociedade”, proposto pelo professor e mediador Rômulo Araújo. O evento aconteceu na noite da última segunda-feira (21/5) no Estúdio de TV, da Unidade 4, localizada na rua Huascar de Figueiredo, no centro da cidade.

Além de Tenório, o jornalista Dante Graça foi convidado para compor o debate que contou com a participação, também, de alunos e professores dos 3°, 5° e 8º períodos de jornalismo. Durante aproximadamente duas horas, foram discutidos temas como a atual situação do jornalismo local e nacional; educação como transformação social; políticas públicas; e políticos brasileiros.

Rômulo Araújo, Tenório Telles e Dante Graça, respectivamente. (Foto: Alan Marcos Oliveira/Dialog)

Dante ressaltou a relevância do jornalismo e o papel da profissão em educar a sociedade sobre aspectos da gestão pública. “Atualmente, as fake news são uma realidade. Existe muita informação questionável sendo divulgada e as pessoas, muitas vezes inocentes em meio a tudo isso, encaram aquilo como uma verdade, quando, na maioria das vezes, não é. É nesse momento que o jornalismo se faz necessário para a divulgação de políticas públicas reais”, disse.

A inserção de temas voltados à administração pública no ambiente acadêmico é um tópico reforçado por Tenório, visto que a universidade é um espaço para aprendizados de assuntos múltiplos. “A política, a gestão e a informação são temas corriqueiros na vida dos estudantes de jornalismo. Essa iniciativa da instituição em trazer profissionais de áreas diferentes para gerar uma interlocução é muito oportuna. É importante na formação do ser sociável ouvir outras vozes, outras opiniões, outros discursos, pois isso contribui para seu conhecimento pessoal”, destacou.

Segundo o jornalista Rômulo Araújo, que intermediou o encontro, o intuito desta edição é preparar os futuros jornalistas para as demandas sociais que os comunicadores recebem diariamente. “O jornalismo não pode ser visto como um aprendizado isolado, pois ele é uma das profissões fundamentais que temos hoje. As pessoas precisam ter uma fonte de informação na qual elas acreditem. Diante disso, nossa profissão não pode estar desconectada de temas como educação, política e o próprio conhecimento sobre o que a sociedade precisa”, acentuou o professor.

Alunos dos 3°, 5° e 8° períodos participaram do bate-papo. (Foto: Alan Marcos Oliveira/Dialog)

Os acadêmicos presentes puderam participar da conversa, fazendo perguntas aos convidados e esclarecendo suas dúvidas. Filipe Távora foi um dos estudantes que colaboraram com a discussão. O jovem do 5º período se mostra satisfeito em fazer parte do encontro. “Política se faz na prática. Então, é necessário o debate para que as ideias circulem. É uma experiência única para todos os alunos e, sem dúvida, é um diferencial para mim”, pontuou.

Confira o resumo da noite no VT produzido pela Central Multimídia:

Sobre os convidados

Dante Graça – É jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em sua carreira, foi repórter e editor de diversas editorias de jornal impresso e também atuou como assessor de imprensa. Atualmente, é editor-executivo de um grande portal de notícias de Manaus.

Tenório Telles – Membro da Academia Amazonense de Letras. Além da licenciatura em Língua Portuguesa, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. É professor literário, escritor e editor de livros. Em suas obras, tem comprometimento social com a realidade e a condição humana

Por Alan Marcos Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *