13 de maio, Dia das Mães!

14.05.2018

No último domingo comemoramos o Dia das Mães e celebramos a vida das mulheres mais importantes de nossas vidas. A elas todos os cortejos e homenagens possíveis por todo carinho, afeto e consideração. Mas você sabe o porquê de celebrarmos esta data?

As homenagens acontecem sempre no segundo domingo do mês de maio, isto ocorre desde o século XX e remete à história da americana Anna Jarvis. Ela perdeu sua mãe, em maio de 1905, no estado de Virginia Ocidental, nos EUA. Após a morte da genitora, Anna, diante do sofrimento e da dor sentida, iniciou uma luta com a ajuda de outras moças para que as mães tivessem uma data especial para serem homenageadas.

A luta não foi em vão, em 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todos segundo domingo de maio.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, mas foi somente em 1932, durante o governo passageiro de Getúlio Vargas que o Dia das Mães passou a ser celebrado, seguindo os moldes dos Estados Unidos, ou seja, em todo segundo domingo do mês de maio.

É lindo este dia, né!? Obrigado, Anna Jarvis, por nos proporcionar este dia em que o amor transborda. É difícil falar de mãe; as lágrimas logos escorrem… deve ser porque não há palavras que definam a gratidão e o imenso ser que são as mães. Que não apenas no segundo domingo de maio esse amor venha à tona, mas em todos os dias ao lado das mulheres de nossas vidas.

Foto: Divulgação Internet
Por Rodrigo Ribeiro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *