Virou tendência, é Moda!

Coluna de Moda, por Isabor Cavalcante

Com o maior evento de Moda da América Latina batendo à sua porta o “São Paulo Fashion Week”, vamos entender como essa influência chamada “tendência” transformou o mundo da moda.

O que é tendência?

Tendência é aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou agir de certa forma.

E na moda não foi diferente, a primeira tendência surgiu na França e Inglaterra, em 1880. As mulheres da nobreza usavam belos vestidos e as plebeias imitavam, quando a realeza diminuiu suas saias e ajustou os vestidos na cintura, logo todas imitaram novamente mas foi aí que a tendência iniciou na moda.

Nas décadas de 50 e 60 o consumismo fez a sociedade querer moda, filmes de hollywood contribuíram demais na influência, o rock in roll deu um boom na década de 60 e o movimento hippie com a  psicodélia , nos anos 70 veio o termo unissex, onde as mulheres utilizavam calças e terninhos. Tudo que a sociedade estava vivendo é história, logo cultura e a moda sempre presente.

E hoje em dia, grandes marcas tem um imenso trabalho com pesquisa de mercado para saber o que consumimos, o que vai ser tendência antecipadamente, pesquisa comportamental, análise cultural e desejos particulares dos consumidores. E como o uso da internet ficou muito mais fácil (a internet veio para agregar em todos os campos), temos milhões de blogs, digital influencers, looks que são postados constantemente por milhões de pessoas diariamente.

Mas a novidade é o Coolhunter, traduzindo para o português, caçador de tendências, é um pesquisador que observa tudo, principalmente nas áreas de moda, marketing, designer, jornalismo, publicidade e inovação. Utilizando os quatro “Ps” do marketing clássico (em inglês) “produto, preço, lugar e promoção”. Pesquisas de marketing relacional de pessoas, planos culturais e projetos.

Esse profissional trabalha com serviços de consultoria para quem deseja um atendimento personalizado, ou para empresas caso esteja direcionando um produto ou serviço para determinado público.

E também tem os In-house uma profissão semelhante aos Coolhunter, mas eles ficam dentro das repartições das empresas, fazendo todos esses levantamentos para o público alvo da instituição e suas pesquisas ficam internas, só sua empresa tem acesso aos dados, isso significa um pé a frente da sua concorrência. Diferente dos cool que deixa seu leque de informações aberto a quem desejar comprar.

 

                       

Foto divulgação

Mas vamos voltar ao SPFW………………

São Paulo Fashion Week é o maior evento de moda do Brasil e o 5° maior evento de moda do mundo, ficando atrás de París, NY, Londres e Milão. Por volta de 1996 veio a primeira semana de moda, bem próximo aos que havia lá fora, o Morumbi Fashion. Foi nessa época que grandes nomes da moda brasileira surgiram, como Gisele Bündchen, Ricardo Almeida, Gloria Coelho, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo fraga, Isabela Fontana entre outros.

Em 2001 o evento denominou-se São Paulo Fashion Week, a moda se inseriu no cenário local desenvolvendo a economia, a indústria, o âmbito cultural e alavancar seu nome no mundo.

 

Os mais bem vestidos da semana na Faculdade

 

Raquel de Souza – cursa 9° período de engenharia civil

O vestido longo da uma elegância para qualquer ocasião, com o modelo florido com listras deixa um pouco mais descontraído.Conforto aliado à elegância.

Mylenna Fernandes – cursa 5° período de publicidade e propaganda

Na pegada mais’ Dark’ ela vem com uma blusa de manga preta com pentagrama e coturno preto. A blusa xadrez amarrada na cintura dá um ar mais despojado.

Os cabelos coloridos com fundo preto também é uma tendência que veio para ficar.

 

 

 

Foto divulgação

 

FICA A DICAAA…. Cuidados com a pele

 

A dica de hoje é um produto pequeno e simples, mas que dá uma diferença impressionante.

Ele se chama Bio-oil é um cosmético milagrosoooo.

É um óleo super recomendado por dermatologistas e cirurgiões plástico após procedimentos cirúrgicos, ele é ótimo para estrias, cicatrizes, tons de pele desiguais além de hidratar a pele para sinais de idade. Não, realmente não estou ganhando nada para recomendar kkk mas ele realmente vale a pena.

Modo de usar: passar duas vezes ao dia na região desejada, com movimentos circulares. Tempo de uso, no mínimo três messes para melhores resultados. (usei e recomendo).

O preço também é bem acessível varia de $32 à $60 dependendo do tamanho, e aqui em Manaus encontramos nas lojas Renner ou nos salões da Amanda Beauty.

Até sexta-feira que vem ….

 

 

 

 

 

 

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