Recém formada em Jornalismo, na Uninorte, encanta São Paulo com sua voz amazônica

A cantora e compositora, recém formada no curso Jornalismo na Uninorte, Djuena Tikuna, que já se destaca no cenário cultural amazônico, agora conquista São Paulo. A artista canta e compõe canções na língua do seu povo autodenominado Magüta, mostrando sua voz para divulgar sua cultura de raiz, que é uma mistura da arte Tikuna com influências do timbre amazônico, sempre foi uma grande defensora das causas indígenas.


A artista deixou ainda criança a comunidade onde nasceu que fica na Terra Indigena Tikuna Umariaçu, município de Tabatinga, no Amazonas, região do Alto Rio Solimões, e foi na cidade que se descobriu no mundo artístico. É autora de mais de 20 composições, teve como inspiração a sua mãe, que também é cantora do tradicional grupo Wotchimaücü.
Recentemente lançou um disco no Teatro Amazonas, o álbum é composto por 12 faixas, e nele são cantadas músicas compostas por ela, outras tradicionais do seu povo e de sua prima. Djuena, que tem conquistado o seu espaço na música, foi convidada para participar de três apresentações nos dias 10, 11 e 13 de abril, no Sesc Tabauté, Sesc 24 de maio e no estúdio Mawaca, em São Paulo, que terá como foco a cultura indígena.

DIA 10/04
Loca: Espaço Nave Cultural, no SESC TAUBATÉ, a partir das 19:30 horas, em Taubaté – SP
Ocorrerá um bate papo sonoro e musical, que falará sobre a aprendizagem do povo indígena, com impressões e expressões sobre a musicalidade Tikuna e o movimento de resistência cultural.

Dia 11/04
Espaço de Tecnologia e Artes do SESC 24 de MAIO, a partir das 19:30 horas, em São Paulo-SP
É o lançamento do Livro Cantos da Floresta: Uma iniciação ao Universo Musical Indígena, de autoria de Magda Pucci em parceria com Berenice de Almeida. Magda que é uma das maiores pesquisadoras da música indígena é uma grande incentivadora do trabalho cultural indígena.

Dia 13/04
Estúdio Mawaca, rua Inácio Borba, 483, Chácara Santo Antônio – SP, às 19: horas
Participação especial no show do Grupo Mawaca. Atividade que faz parte da do Saberes Indígenas, uma realização do Estúdio Mawaca, que terá a participação de vários artistas indígenas de todo o país.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *