Jornalistas dão dicas sobre convergência de mídias para estudantes

Alunos de jornalismo do 1° período da Uninorte Laureate participaram de um bate-papo com o tema “Convergência de Mídias na Área da Comunicação”. A palestra aconteceu na última sexta-feira (20), no laboratório de TV da Unidade 4, localizada na rua Huascar de Figueiredo, 290, Centro. Foram convidados do evento o supervisor de jornalismo do Portal Amazônia, Lucas Raposo, e a CEO da página 1 Minuto Nerd, Juçara Menezes.

Durante a conversa, o tema abordado foi o uso da internet na divulgação de conteúdo. Responsável pelo encontro, a professora Manoela Moura explicou o motivo do encontro entre alunos e profissionais do Jornalismo. “Surgiu da ideia de sair um pouco da sala de aula, até porque a maioria dos alunos estão vindo do ensino médio e entrando em contato agora com a área de comunicação”, ressaltou. A professora acrescentou, ainda, que essa interação entre academia e mercado estimula os futuros jornalistas.

Nos últimos anos, a comunicação sofreu grandes impactos graças ao avanço da tecnologia. Com a área jornalística não foi diferente. Os profissionais passaram a ter voz ativa nas plataformas digitais e na divulgação de conteúdo dos mais diversos gêneros, seja na área informativa ou em produtos segmentados.

Elaboração de conteúdo é a grande tarefa para os profissionais que migram na era digital. A jornalista Juçara Menezes fala sobre os resultados que o jornalista tem quando decide montar um projeto autoral. “O retorno é mais pessoal, mas pode dar certo, que você até profissionalizar isso. É que nem cosplay, você faz uma fantasia achando que é muito legal e quando vê está ganhando dinheiro. Você vai e faz”, destacou.

Criatividade é a principal característica da cultura de convergência. As grandes emissoras no Brasil passaram a usar o meio tecnológico na elaboração de conteúdo para levar informação para a sociedade.

Lucas Raposo destaca a interação dos internautas com o portal no qual trabalha. “Na internet temos o Google Analytics, um ferramenta que nos permite saber quais são as matérias mais acessadas e o consumo do nosso público”, detalhou.

O estudante Jhualisson Veiga destacou a importância da palestra para seu aprendizado na faculdade. “Acredito que é muito importante, pois mostra aquilo que vamos enfrentar no futuro e que vamos fazer o que esses profissionais já fazem hoje”, disse.

Por João Paulo Castro
Foto: Thiago Oliver/Central Multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *