Jornalismo na internet vira debate em mais uma edição do Bate Papo de Mercado

Na manhã da última terça-feira (3/4) aconteceu mais uma edição do Bate-Papo de Mercado. O evento aconteceu no estúdio de TV da UniNorte, da Unidade 4. Para essa edição, foi abordado o tema “Jornalismo na Internet”. A palestra também conta como nota para a disciplina de Estágio Supervisionado.

O time de palestrantes do encontro ficou por conta de Bruno Mazieri, editor executivo do Portal D24am, e Kátia Brasil, co-fundadora do Portal Amazônia Real. Além disso, toda programação contou com apoio da Central Multimídia da UniNorte, realizando também uma transmissão ao vivo para todo o país.

Egresso da instituição, Bruno Mazieri falou um pouco sobre o jornalismo online no Amazonas. “O leitor está cada vez mais esperto, mais consciente que existem as fake news, o sensacionalismo, e procura veículos de informação que trabalhem com a verdade. Acho que os profissionais e os veículos estão tomando consciência disso”, ressaltou.

Sobre voltar à instituição onde se graduou, Bruno se mostrou grato. “Estou muito feliz. Achei que foi um convite massa demais. Quando entrei no prédio, senti um grande saudosismo e espero retornar mais vezes”, revelou.

 

A internet fez com que a informação chegasse numa velocidade inimaginável. Tudo em primeira mão, pela tela do computador ou do celular. Mas para isso, é necessário que haja veracidade nas informações. Assim, o profissional e o veículo ganha credibilidade com o leitor. Se uma notícia falsa foi veiculada, o jornalista tem como dever desmentir aquela publicação.

D24am e Amazônia Real utilizam as redes sociais com muita frequência. Usando essas ferramentas, é possível filtrar os comentários e, até mesmo, coletar sugestões de pauta para produzir. Quando o assunto envolve temas polêmicos, entre eles o homossexualismo, a quantidade de comentários preconceituosos é muito grande.

Uma das organizadoras do evento, a estudante de Jornalismo do 7° período Letícia Campos, destaca o ponto chave dessa edição. “A interação do público através das redes sociais foi muito boa. Foi tão grande que não tivemos tempo suficiente para responder todas as perguntas”, disse.

A grande proposta do Bate Papo de Mercado sempre foi aproximar o estudante de comunicação com os profissionais da área. Kátia Brasil fala sobre a sensação de participar desse encontro com acadêmicos da UniNorte. “Eu acho muito importante vir sempre nas universidades. Sempre recebemos convites para palestras. É uma troca de experiência essencial”.

 

Por João Paulo Castro
Fotos: Thiago Oliver/Central Multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *