Entregue-se aos encantos e humor de Audrey Hepburn

‘Bonequinha de Luxo’, quem não lembra? O nome é familiar, muitos lembram que é um clássico do cinema mas somente alguns tiveram o prazer de acompanhar a rotina de Holly Golightly, que eternizou padrões da moda e da beleza, e ensinou que até mesmo a mais bela dama pode esconder grandes dores, vergonhas e verdades. Quem se perpetuou nesse papel foi a atriz Audrey Hepburn, considerada uma das maiores estrelas de todos os tempos, que se consagrou com o conjunto de uma obra que vai muito além da ‘bonequinha de luxo’ e é capaz de transportar o espectador a uma era nobre, elegante e bem humorada do cinema.

Um exemplo disso é o marcante papel de Audrey em ‘My Fair Lady’, vencedor de oito estatuetas do Oscar, em 1964, incluindo Melhor Filme. O clássico musical nos leva a uma Londres repleta de contrastes, onde muitos viviam na riqueza e muitos na pobreza, cenário onde a irreverente vendedora de flores Eliza Dolittle encontra um professor arrogante, interpretado por RexHarrinson, que a humilha por não saber falar o inglês corretamente. Na trama, a personagem de Audrey busca uma transformação, quase impossível, para se fazer notória na elite londrina.

A atuação de Audrey, com seu espírito autêntico e bem-humorado, fez do filme outro clássico que se perpetuou na história do cinema. Cheio de humor e canções inspiradoras, o musical nos leva a se apaixonar, mais uma vez, por Audrey Hepburn, que começa a trama sendo ‘bruta’ e sem educação mas chega ao desfecho cheia de delicadeza, beleza e elegância, características recorrentes em quase todas as suas produção mas que são inovadas das mais diversas formas em cada uma delas.

Leia também: Com Amor, Simon – ainda há MUITO a aprender!

A ‘bonequinha’ ganhou se primeiro Oscar, como Melhor Atriz, ainda no começo de sua carreira, com ‘A Princesa e o Plebeu’ (Roman Holiday, em inglês). No longa-metragem, ela é uma princesa que decide se passar por anônima e se divertir nas ruas de Roma, quando acaba conhecendo um repórter com quem vive a comédia romântica. O filme ainda ganhou um remake para a televisão, em 1987, com os atores Tom Conti e Catherine Oxenberg nos papeis principais.

Com mais de 25 filmes durante sua carreira, que se consagrou entre as décadas de 50 e 60, é justo citar também – e indicar – outros deles, como ‘Sabrina’, ‘Charada’, ‘Cinderela em Paris’, ‘Quando Paris Alucina’ e ‘Guerra e Paz’. Suas personagens, na maioria das vezes, era mulheres meigas e glamorosas, entre princesas e meninas fúteis, que se eternizavam com o carisma e talento  de Audrey, trazendo sempre uma particularidade que a destacou dentre as demais profissionais da época.

Sua obra inspirou, ainda, e por muitos anos, o mundo da moda. Audrey Hepburn se eternizou como um símbolo fashion que, em cada trabalho, trazia diversas inspirações que transformaram a forma como as pessoas se vestiam, perpetuando sua presença nas maiores grifes internacionais.

As suas maiores inspirações para a moda se fizeram presentes no tão popular ‘Bonequinha de Luxo’. O filme também é aclamado pelo acordes da canção Moon River, de Henry Mancini e Johnny Mercer, que ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora na época. A história traz o intrigante e prazeroso desestruturado estilo de vida de Holly Golightly, que vasculha Manhatan, New York City, em busca de um homem rico para se casar. Neste clássico, a maluquinha vive uma garota fútil, encantada pela joalheria Tiffany’s, mas que na verdade se encontra fugindo de dramas do passado e do presente, que são enfrentados com muito humor e elegância.

Quem se arriscar a assistir o filme vai, com certeza, se sentir interessado em buscar mais obras de Hepburn e se encantar com um conjunto aclamável deixado pela atriz. O ícone dedicou os últimos de sua vida para cuidar de crianças carentes em vários lugares do mundo, quando se tornou embaixadora da UNICEF. Ela recebeu prêmios do SAG e do Globo de Ouro pelo conjunto de sua obra, e também recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, do Oscar.

Texto: Victor Cruz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *