“Desafios de uma Assessoria de Comunicação Esportiva” é tema do bate-papo promovido por acadêmicos da Uninorte

Em mais um Bate-papo de Mercado, promovido pelos alunos do 7º período de Jornalismo da Uninorte Laureate, do turno noturno, a turma apresentou como tema “Os desafios de uma Assessoria de Comunicação Esportiva”. O evento aconteceu nesta quarta-feira (11) e contou com a presença das profissionais Julia Magalhaes (Repórter/TV A Crítica), Nathália Silveira (Assessora/Empresa Promover) e Laura Serrano (Assessora/Sejel). O bate-papo foi realizado no Laboratório de TV da Uninorte, na Unidade 4, com transmissão ao vivo pelo facebook da Central Multimídia

As palestrantes  comentaram sobre suas experiências na assessoria tradicional, na qual aprenderam e levaram muitas dicas para a editoria de esportes. Com uma breve apresentação, as convidadas falaram sobre como a assessoria de imprensa é a ponte entre os clientes e os veículos de comunicação, na qual o trabalho de um assessor é fazer com que sejam divulgadas notícias sobre o assessorado nos veículos de comunicação. Através disso, o assessorado pode ter uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade.

Relacionada ao ambiente esportivo, a assessoria ainda caminha para um crescimento maior, pois, atualmente, existem muitos desafios enfrentados. Para a jornalista Laura Serrano, o mercado de assessoria esportiva é voltado a assessorar carreiras de atletas, não apenas em questões de patrocínio, mas também ensinando a forma que o atleta deve se pronunciar na midía e como se comportar em frente à câmera em uma entrevista, atividades conhecidas como media training.

“Isso é muito importante para o atleta, hoje em dia, pois ele não é apenas o jogador que deve saber fazer o gol, se ele jogar futebol, por exemplo. Ele deve saber se vender. Eu acho que o mercado de assessoria, hoje, é um bom mercado se comparado com o mercado de redação. Acredito que assessoria pagar melhor, porém é um mercado que exige muito mais”, comentou Laura Serrano.

 

A assessoria ainda caminha para um crescimento maior, pois atualmente existem muitos desafios enfretados todos os dias . (Foto: Ronaldo Pessoa)

Durante o debate, a aluna Luany Guterres, do 7º período de Jornalismo, perguntou se foi fácil para Laura Serrano e Nathália Silveira entrarem no mercado de assessoria esportiva por serem mulheres. Nathália conta que depende muito do cliente ou do gestor de acreditar que a mulher pode fazer aquele trabalho. “Eu passei por gestores, pessoas que acreditaram que eu era capaz de fazer um trabalho semelhante ou até melhor que o homem. Então não foi difícil, na assessoria não. Mas eu não vou mentir que a gente tem que lutar diariamente, porque existem pessoas que não aceitam, não gostam e viram a cara, poois não acham que mulher é capacitada pra falar sobre esporte. Tem gente que acha que pode levantar a voz [contra a jornalista] só pelo fato de ser mulher’, comentou Nathália.

Já o aluno do 7º período de Jornalismo, John Dion, perguntou se a assessoria esportiva é uma alternativa promissora para a nossa região. Em resposta, Nathália Silveira afirmou que acredita que sim. “Se você souber fazer o seu conteúdo, você vai ter mercado para isso. É importante frisar que no jornalismo esportivo é o texto não é amarrado. O jornalista gosta de receber um texto leve para ele editar ou fazer pequenas alterações. Então não adianta você fazer um texto formal que ele não consiga utilizar. Então acredito que as assessorias se tornaram meios para que as editoras [dos demais veículos] se fortalecerem, principalmente na questão local. Muitas vezes o repórter tem diversas pautas e não tem tempo para todas, então eu vejo assessoria como braço direito do repórter”, comentou Silveira.

Acadêmicos do 7 período de jornalismo
Acadêmicos do 7 período de jornalismo, no Laboratório de TV, unidade 4 (Foto:Ronaldo Pessoa)

O debate foi promovido pelos acadêmicos Ana Carolina Mendes, Jade Leite, Lidia Figueiredo, Luany Guterres, Rebecca Lucila, Ronaldo Pessoa, Ralfa Ricarte e Saulo Viegas. A produção do evento faz parte de uma atividade para disciplina de Estágio e Supervisão I, ministrada pela professora Andréa Arruda.

Galeria de fotos 

 

Texto: Tammy Castro

Fotos: Ronaldo Pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *