Um brinde às mulheres e suas conquistas!

Março é o mês voltado ao que poderia ser considerado a oitava maravilha do mundo: as mulheres. Mas vem cá! Você já se perguntou por que esse mês é de homenagens? Para entrar nessa questão de saber e, claro, tentar entender melhor um pouco mais dessa história, vamos voltar no túnel do tempo, diretamente para o ano de 1911, na cidade de Nova York (EUA), em uma indústria têxtil, onde 146 operárias morreram carbonizadas, o fato naquele ano foi marcante para as lutas dos movimentos feministas, que já reivindicavam por melhorias nas condições de vida, trabalho e ainda por direito de votos. Só para vocês terem uma ideia eram 15 horas diárias de jornada de trabalho, e os salários? Nem se fala, uma mixaria. Que injustiça tudo isso com as mulheres, não é? Se hoje vivemos no mundo que até para escolher o “look do dia” fazendo enquete no instagram, imagina ser reprimida dessa forma. Mas nada vem sem luta, depois de várias manifestações e tentativas a favor dos direitos iguais, no ano de 1910, em uma Conferência Internacional na Dinamarca, promovido por mulheres socialistas, a criação da data foi aprovada.

Objetivo da data
A aprovação dessa data não foi só com a intenção de comemorar e ganhar flores, e sim debater o papel da mulher na sociedade e, quem sabe um dia acabar ou pelo menos tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher. Por mais que as lutas tenham sido avançadas, existem mulheres que ainda sofrem com a violência (física, psicológica, sexual entre outras), tem mulheres que ainda são desfavorecidas no mercado de trabalho, que trabalham no mesmo setor que os homens, com os mesmos cargos e mesmo assim não tem o salário compatível, tem mulheres que ainda são taxadas como “sexo frágil” mesmo fazendo mil coisas ao mesmo tempo, uma falta de reconhecimento e tanto. Infelizmente essa realidade reina na nossa sociedade. Muitas conquistas foram alcançadas sim nesse cenário, mas também há muito ainda que ser mudado.

Outras conquistas
A Lei Maria da Penha, foi uma das conquistas considerada um marco para as mulheres. Ela tem como objetivo coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Recentemente, outra lei foi sancionada, a do Feminicídio, que prevê o ato da mulher ser assassinada pelo fato de ser mulher. No entanto, será que essas leis estão sendo exercidas? dados recentes de um levantamento feito pelo portal G1 mostra que houve um aumento de 6,5% no caso de homicídios em relação as mulheres em 2017, ou seja, “doze mulheres são assassinadas, em média, no Brasil”. Um aumento preocupante, isso sem contar nos casos que nem foram registrados. É preciso que algo seja feito para que esses números absurdos diminuam.
Mulheres de todas as raça, classes e gêneros parabéns pelas conquistas, e que nesse dia especial, não só esse dia, vocês possam ser valorizadas do jeito que merecem e em hipótese nenhuma deixem de lutar pelos seus direitos e cobrem das autoridades essas conquistas. Digam não a violência, denunciem. Não é não!

E lembre-se que vocês ainda só não dominaram o mundo porque não escolheram o look certo!

Por Vanusa Almeida

2 thoughts on “Um brinde às mulheres e suas conquistas!

  1. Texto excelente, bastante impactante e esclarecedor principalmente quanto a definicao real de comemorar o dia. E que as mulheres se tornem cada vez mais unidas e fortes para enfrenter esse mundo e que seus direitos sejam igualitários aos dos homens em todos os aspectos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *