Parceria entre os cursos de Comunicação da Uninorte e TV Ufam exibirá produções acadêmicas audiovisuais

A partir da próxima semana, os projetos audiovisuais da Agência Experimental da Uninorte (AGEX), programas da TV Uninorte e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), começarão a ser exibidos na TV UFAM, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da parceria firmada entre os cursos de Comunicação Social da Uninorte e a universida pública.  O nome do programa será “Espaço Uninorte”, e irá mostrar toda a produção acadêmica no campo do audiovisual.

Nessa primeira edição, será veiculada a produção das alunas Vívian Freire e Stefany Alencar, do curso de Jornalismo, com o trabalho orientado pela professora Leila Ronize, que resultou no programa chamado “Mulheres em Campo”, resultado do TCC intitulado: “A importância do esporte como ferramenta de inclusão social”, falando sobre a possibilidade da inserção de pessoas com deficiência na sociedade através do esporte.

Será um programa com 20 minutos de duração e mostrará várias histórias de superação de pessoas que tinham tudo para ficar em sua zona de conforto, mas mostraram exemplos de resiliência. O produto coletivo será apresentado pela aluna Jéssica Oliveira e espera-se que obtenha um bom impacto junto à sociedade.

Segundo a professora da disciplina de Telejornalismo e coordenadora de projetos de extensão da Uninorte, Tânia Brandão, essa parceria vai funcionar basicamente com a TV Ufam disponibilizando um tempo de 30 minutos para os cursos de Comunicação da Uninorte, onde serão veiculadas as produções acadêmicas, produzida pelos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Mídias Sociais e Digitais.

“Nós vamos aproveitar grandes reportagens, trabalhos interdisciplinares, trabalhos práticos que produzimos nas disciplinas de audiovisual, e com essa parceria, temos a oportunidade de dar visibilidade aos alunos, a possibilidade de mostrar nossa produção acadêmica e gerar oportunidades, permitir que esses alunos sejam vistos e, quem sabe, contratados, para que eles possam desenvolver seus potenciais. Com isso a gente espera estimular cada vez mais o cuidado na produção desses trabalhos e esperamos também um incentivo maior por parte do aluno, quando ele irá saber que sempre que fizer um bom trabalho, o mesmo será veiculado na Tv Ufam”, frisou a coordenadora.

Para a professora da disciplina de Teoria e Estética do audiovisual, do curso de Jornalismo, Ítala Clay, as parcerias podem se constituir em excelente estratégia de visibilidade para a produção acadêmica das instituições de ensino superior do Amazonas. A TV Universitária consegue cumprir o seu papel de prover conteúdo de qualidade para o público, com uma programação mais diversificada.

“Quanto aos alunos do curso de graduação, estes sempre podem encontrar na TV UFAM um espaço laboratorial e em caso de parcerias, uma oportunidade para trocar experiências com outros ambientes acadêmicos”, destacou Clay.

Para o técnico de laboratório multimídia da Uninorte, Klinger Almeida, a parceria é muito importante para os cursos de comunicação e acadêmicos da Uninorte, pois é uma oportunidade de os mesmos veicularem seus projetos, trabalhos, e vídeos produzidos em sala da aula.  “Para nós da Central Multimídia é um grande desafio, pois já fizemos Web Programas (TJ Dialog, TV Uninorte), e agora sair da plataforma Web para entrar em um canal de TV é muito gratificante, sem falar da parceria das duas IES que só tem a engrandecer os alunos, sendo uma das trocas de experiências entre as duas instituições, uma via de mão dupla onde todos saem ganhando”, ressaltou o técnico.

Inaugurada em março de 2005, a TV UFAM atualmente está ligada à Pró-Reitoria de Extensão da UFAM – Proext. Um concurso público foi realizado em 2015 para a provisão de servidores técnicos para o quadro de pessoal da TV. Uma nova logo também foi concebida para marcar o novo início da TV.

 

Por Etelvina Souza

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *