#OficinasMix: Clayton Pascarelli dá dicas de apresentação para acadêmicos

O jornalista e apresentador da TV A Crítica, filial da Rede Record, Clayton Pascarelli, comandou a oficina “Apresentação de TV”. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 18/10, no estúdio de TV do Uninorte Laureate,  na Unidade 4. A oficina fez parte da programação do VI Mix de Comunicação.

Durante o evento, Clayton contou sua experiência dentro da televisão e pôde ensinar aos participantes técnicas de como se comportar diante das câmeras. “É preciso ter foco, você deve olhar pra câmera como se estivesse numa conversa olho no olho com o telespectador”, afirmou o jornalista.

No começo, os participantes realizaram uma breve apresentação diante da câmera, onde cada um disse o nome e o período que está cursando. Após a dinâmica, Pascarelli fez observações e deu dicas para melhorar a apresentação.

Clayton falou sobre a importância da prática na TV sobre movimento. “Se você faz TV todo santo dia, você vai treinando. Se você não faz TV todo dia, a tendência é que você erre logo na primeira vez, isso é natural.” Ainda segundo ele, “você precisa tomar cuidado, mas eu preciso me movimentar porque eu não nasci grudado”.

O estudante de jornalismo, Arquipo Góes, participou da oficina e aproveitou cada minuto. “Ter contato com os profissionais que já trabalham com a comunicação nos faz imaginar de quando chegará a nossa vez”, ressaltou.

Ela destacou alguns pontos principais. Quem deseja atuar na televisão precisa estar atento em tudo, principalmente com o tempo do programa. É muito importante para o apresentador ter uma postura exemplar, pois, além de trabalhar o corpo de uma maneira correta, também valoriza a apresentação. Cada tema possui uma linguagem, é primordial que o apresentador saiba o tom certo na hora de falar.

Pascarelli ainda destacou sobre a importância da leitura para o profissional de TV. “A respiração precisa obedecer a pontuação. É preciso tomar cuidado com isso. A partir do momento que eu consigo seguir esse padrão a minha leitura  a apresentação fica melhor”, afirmou.

 Carreira e formação

Clayton Pascarelli é egresso da Uninorte, onde estudou entre 2005 a 2008. Tem especialização em jornalismo investigativo pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Antes de ser apresentador do programa Cidade Alerta Manaus, Pascarelli também trabalhou na Rede Amazônica, filial da Rede Globo, sendo um dos principais apresentadores.

Por João Paulo Castro

Fotos: Eliena Monteiro e João Paulo Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *