#OficinasMix: Acadêmicos aprendem conceitos e técnicas de produção de documentários

 

A VI edição do Mix de Comunicação ofereceu 14 opções de oficinas para os alunos de comunicação do Uninorte Laureate, no último dia 18/10. Dentre elas, podemos destacar a oficina ‘Criando Docs’, ministrada pelo professor de Audiovisual da instituição, Walter Junior.  A ideia da oficina partiu do pensamento de que, atualmente, com um celular nas mãos, qualquer pessoa pode se tornar um produtor de conteúdo. Seguindo essa premissa, o título foi uma forma de estimular os geradores de conteúdo a buscar conhecimento sobre produzir estes conteúdos.

Para Walter, o objetivo da oficina é ensinar não apenas a parte técnica, mas, também, a reflexão a respeito do que você quer que as pessoas entendam. “Saber como ordenar as ideias e buscar alcançar um resultado. Fazer com que as suas intenções apareçam, completamente, naquilo que você quer e não ser apenas uma coisa da intuição, porque, muitas vezes, as nossas intenções nos traem”, ponderou.

Durante a oficina, o professor falou, ainda, sobre a diferença entre documentário e reportagem para alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Segundo o jornalista, documentários são um ponto de vista, onde o documentarista demostra, de certa forma, sua opinião. Já a reportagem não tem essa liberdade opinativa, visto que este tipo de produto está ligado à notícia.

A oficina foi dinâmica, com trechos de documentários de temas importantes, questionamentos a respeito da realidade retratada nas produções e, no final, aconteceu uma atividade em dupla com os alunos, onde eles fizeram pequenos filmes com exemplos de documentários, explicados pelo oficineiro.

Para a finalista do curso de Jornalismo, Denizia Araújo, fazer parte dessa oficina foi muito importante para quem tinha dúvidas a respeito da produção de documentários. “Como estou produzindo meu TCC sobre documentário, pude tirar minhas dúvidas, porque ele falou sobre o conceito e explicou cada gênero. As explicações dele clareiam nossa mente sobre como vamos abordar, trabalhar o documentário”, revelou Denizia. A aluna acrescenta que irá aproveitar todas as dicas de Walter em seu trabalho.

Confira o vídeo:

Por Raphaela Cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *