Noite de abertura do Mix debate as consequências do mal uso das redes sociais

A abertura oficial do VI Mix de Comunicação ocorreu na noite da última terça-feira (17.10) no Teatro da Unidade 6, da Uninorte  Laureate, localizada no Centro de Manaus. A primeira noite do evento foi marcada por um show de rock da banda The Rockers que animou o público presente. Logo depois começou a mesa-redonda onde profissionais debateram sobre o principal tema da noite e do simpósio “EU Comunicador – Desafios das relações na era digital”.

Os profissionais presentes na primeira noite do Mix que tiveram a oportunidade de interagir com os alunos através da mesa-redonda.  Luziane Figueiredo (Jornalista e Advogada), Adriana Barbosa Almeida (Psicóloga), Leuza Medeiros (Gerente de RH da Uninorte) e Edilene Mafra (Professora, radialista e MSc em Ciências da Comunicação) abordaram o tema “Eu comunicador – desafios das relações na era digital” e responderam às perguntas do público que estava no auditório e daqueles que acompanhavam ao vivo pela fanpage do Mix.

A Coordenadora do Curso de Jornalismo e mediadora da abertura, Edilene Mafra, conta que todo ano durante cada realização do evento ela se sente ainda mais realizada “O Mix sempre me marca, sempre é muito especial. Pois é uma mistura de energia, emoções e expectativas. A cada ano sinto as vibrações positivas por parte dos alunos, isso é o que me deixa mais contente e acabo buscando formas de melhorarmos ainda mais ano após ano e fazer um Mix ainda melhor”, afirmou emocionada após a abertura do evento.

Edilene conduziu o debate e um dos assuntos mais citados foi à utilização das mídias sociais atualmente e os cuidados que cada pessoa deve ter manuseando essas novas plataformas. Durante a “discussão”, a palestrante Luziane Figueiredo trouxe um vídeo que questionava o uso excessivo das tecnologias e os resultados que pode ocasionar na sociedade no futuro. Ela fez um alerta para o comunicador diante dessas evoluções tecnológicas “A ‘moeda’ do século é a informação, então temos que prioriza-las. Infelizmente em alguns casos ela acaba sendo banalizada, então precisamos que o Estado tenha uma tecnologia ainda maior para nos proteger de informações falsas que são divulgadas na rede, de crimes contra honra e de casos que pode atingir até a credibilidade”, ressaltou após analisar as mídias sociais no mundo atual.

A palestrante Adriana Barbosa durante boa parte da troca de conhecimentos falou sobre a disseminação de ódio propagado nas mídias sociais. Segundo ela, isso é um ponto negativo e as pessoas devem saber que a liberdade não é ilimitada nas redes. “Estou aqui para provocar algumas reflexões em vocês, todo mundo tem um poder quando usa sua palavra. Sua liberdade é limitada, pois quando você fala alguma coisa na rede social, mais do que você tá falando sobre aquilo, você irá mostrar sua personalidade e algumas vezes em determinados casos até propagando o ódio. E, esse é um ponto que eu vejo como retrocesso perante a todo esse avanço das relações na Internet”, frisou.

Todo cuidado é pouco quando se trata de redes sociais, Leuza Medeiros compartilhou do mesmo ponto de vista exposto por Adriana e ainda acrescentou que as empresas fazem uma análise sobre os futuros comunicadores que pretendem contratar “O comunicador precisa ser ético, competente e ter conhecimento. Tudo isso deve ser mostrado em qualquer lugar, principalmente nas redes sociais. Pois se você tiver um comportamento totalmente equivocado ou ruim nas mídias, isso automaticamente estará refletindo sobre o que você é de verdade. Então, dependendo dos fatos isso pode prejudicar ou não seu futuro”, concluiu.

A programação do evento continua amanhã no período matutino e noturno contando com 14 oficinas, a última está marcada para quinta-feira. Acompanhe abaixo a lista de oficinas que estarão expostas para todos os alunos participarem:

 

 QUARTA-FEIRA (18) – OFICINAS

8h30 às 11h30

Imersão virtual no mundo dos games

Palestrante: Jhon Silva

Local: Samsung Ocean da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), na Av. Darcy Vargas, 1.200

 

Edição de texto

Palestrantes: Andrezza Lifsitch e Gláucia Chair

Local: Unidade 11

 

19h às 22h

Storytellyng: Marketing de conteúdo

Palestrante: Nathalya Brandão

Local: Unidade 11

 

Relacionamentos interpessoais na era digital

Palestrante: Dilza Santos

Local: Unidade 11

 

Criando DOCs

Palestrante: Walter Bolsas Jr

Local: Unidade 11

 

Digital Influencers

Palestrante: Mônica Dias

Local: Unidade 11

 

Instagram como vitrine de comunicação

Palestrante: Karen Leão

Local: Unidade 11

 

Monitoramento para redes sociais

Palestrante: Ana Clarissa Cavalcante

Local: Unidade 11

 

Reportagens Especiais para Telejornalismo

Palestrante: Luciano Abreu

Local: Unidade 11

 

 

Apresentação de TV

Palestrante: Clayton Pascarelli

Local: Unidade 04

 

Rendeu! Produzindo entrevistas criativas

Palestrante: Luana Borba

Local: Unidade 11

 

Gestão de mídias digitais

Palestrante: Jonas Jr

Local: Unidade 04

 

Grafite é Arte

Palestrante: André Hulk

Local: Unidade 11

 

Podcast

Palestrante: Clarissa Barcellar

Local: Unidade 04

 

QUINTA-FEIRA (19)

18h30 às 22h

Talk Show – Geração do EU Digital: A capacidade de criar e inovar

Palestrantes: Dessana Oliveira, Márcio Azevedo, Rodrigo Motta, Diego Araújo

Mediador: Rômulo Araújo

Local: Teatro Uninorte

 

Por Ronald Arévola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *