Fotógrafo Alex Pazuello troca experiência com alunos do segundo período

Na última quarta-feira, 29 de agosto, os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do segundo período, receberam a visita do fotógrafo Alex Pazuello para uma palestra descontraída, no qual o profissional compartilhou experiências e falou a respeito do mercado de trabalho para a área.

Alex começou seu trabalho na década de 80, aos 17 anos de idade, quando tudo não passava de uma brincadeira. O fotógrafo, formado em jornalismo, não imaginava que chegaria tão longe com apenas uma câmera em mãos. Cursou fotografia na School of Visual Arts, em Nova York, onde dedicou seis anos trabalhando com moda e publicidade.

“Eu admiro os fotógrafos de moda. Para mim, são os que mais conseguem registrar as expressões dos modelos”, disse Alex. Em 2004 retornou para Manaus, onde trabalhou pela primeira vez com o fotojornalismo. No Jornal Em Tempo teve a oportunidade de mostrar um novo olhar, passando a registrar a realidade. “No fotojornalismo você precisa ter informações, estudo. É preciso seguir ordens, diferente da fotografia publicitária. O importante é seguir o teu olhar”, orientou.

A singularidade em suas fotografias chamou a atenção de muitos alunos. O artista trabalha apenas com iluminação natural, sempre favorecendo ao máximo o que a natureza tem a nos oferecer. Questionado por uma aluna, o fotógrafo contou que não houve dificuldade para se adaptar às novas formas de fazer foto, e que as mudanças das câmeras durante os anos tornou a profissão mais fácil de ser explorada. Para ele, o fotojornalismo está no sangue, algo pelo qual você se apaixona. O amor pela publicidade e pela moda o moldou a ser o profissional que é hoje.

A respeito da fotografia nos tempos atuais, Pazuello contou que não importa o meio que você usa, o importante é registrar o momento. “Seja no seu celular, câmera ou outro dispositivo, o importante é perceber o que está na tua frente e ‘congelar’ o que é bonito”, contou.

Após o bate-papo, Alex fez fotos com os alunos e conversou com cada um deles. A aluna do segundo período de jornalismo, Adrielle Oliveira, contou que ouvir a experiência de um profissional logo nos primeiros anos de universidade é essencial para a realização de um grande sonho. “Ouvir de um mestre da fotografia me faz querer buscar mais oportunidades na área que eu tanto amo, quem sabe até seguir uma carreira de fotógrafa no futuro”, disse a aluna.

Confira essas três dicas que o artista deixou para os leitores do Dialog:

Registro Fotográfico:

 

 

Por Rafael Gonzaga

One thought on “Fotógrafo Alex Pazuello troca experiência com alunos do segundo período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *