TV A Crítica, em parceria com a UniNorte, lança processo seletivo para projeto “Jornalismo na Prática”

A TV A Crítica, em parceria com a UniNorte Laureate, lançou Processo Seletivo para o novo projeto ‘Jornalismo na Prática’, que pretende envolver dez acadêmicos da instituição e profissionais da emissora na produção de reportagens no mês de julho deste ano, período de férias dos estudantes. As inscrições estão sendo feitas na Coordenação do Curso até quarta-feira (28), e são válidas somente para os estudantes que estão cursando Jornalismo a partir do 5º período.

A entrega da avaliação do processo seletivo, no entanto, está marcado para amanhã (27), até meio-dia,  como proposta de exercício o aluno inscrito deve assistir ao curta-metragem A invenção da Infância e a partir do vídeo redigir um texto contando quais reflexões o vídeo lhe despertou. Em seguida, com base na história contada no material, propor uma pauta com indicação de pelos menos dois entrevistados e justificar porque eles seriam importantes.

O teste deve ser enviado para o e-mail da gerente de pesquisa e análise de conteúdo, Carla Pollake, pelo endereço carla@acritica.com. O resultado será divulgado no dia 29 deste mês pela coordenação dos cursos de Comunicação Social. Confira o vídeo e envie sua análise.

Mercado e Academia

De acordo com Carla Pollake a ideia e a motivação do novo projeto surgiu pela percepção de distância entre acadêmicos e a rotina de uma redação de TV. Escute no áudio a seguir:

Segundo a gerente de pesquisa e análise de conteúdo da A Crítica,  a UniNorte foi a parceira deste projeto por dois fatores que contribuíram efetivamente. “A Edilene Mafra, coordenadora e professora dos cursos de Comunicação Social, foi a pessoa mais receptiva abrindo as portas da universidade e sempre se mostrou à disposição. Vimos a infraestrutura que UniNorte possui. Então, foi a união da receptividade junto com a estrutura que instituição oferece”, comentou Carla Pollake.

“Tem coisa melhor do que o mercado e academia se juntarem para pensar em uma nova formação para esse profissional no jornalismo na era digital? Não tem, né!?”, indagou, de forma empolgada, a docente Edilene Mafra.

Ainda contando ao Dialog sobre a novidade do curso, Mafra comentou o que o ‘Jornalismo na Prática’ pode proporcionar aos alunos que participarem do projeto. Ouça!

 

Os dez alunos selecionados terão quatro aulas, na redação de jornalismo da TV A Crítica, onde serão orientados a como produzir uma reportagem desde a produção da pauta até a análise de conteúdo a partir do público. Serão responsáveis por acompanhar os acadêmicos, os funcionários da emissora José Augusto, repórter e produtor; Daniela Assayag, gerente de jornalismo; Anacarla Amaro, editora-chefe e Carla Pollake, gerente de pesquisa e análise de conteúdo.

Segundo a emissora, o ‘Jornalismo na Prática’ é um projeto piloto, que vai ser avaliado por esta primeira experiência executada. E a principio o curso pode acontecer semestralmente no período de férias dos alunos, nos meses de julho e janeiro, na UniNorte.

Veja o cronograma:

01/07 (8h30- 13h30) – Aula de Produção (Repórter e produtor: José Augusto)

Cada aluno deve produzir sua pauta individualmente. A Daniela vai escolher as cinco pautas que irão virar reportagem. Os alunos podem enciar as pautas para revisão do José Augusto até 05/07.

06/07 – Envio das pautas já produzidas para Daniela Assayag e Anacarla Amaro.

08/07 (8h30- 13h30) – Aula de Reportagem (Gerente de Jor.: Daniela Assayag)

Escolha das cinco reportagens que serão gravadas.

09/07 a 16/07 – período que os alunos terão para gravações e edição.

19/07 – Enviar roteiros a serem editados para Anacarla Amaro.

22/07 (8h30 – 13h30) – Aula de Edição de Texto (Editora-chefe do A Crítica na TV: Anacarla Amaro)

Vai entregar a correção dos textos e roteiro para re-edição (se necessário).

23/07 a 28/07 – período de gravação e edição das reportagens (Uninorte)

28/07 – Entrega das reportagens já feitas na Uninorte (Edilene Mafra).

29/07 (9hs às 12hs) – Banca Final dos trabalhos

Análise de conteúdo a partir do público (Carla Pollake)

Todos os profissionais envolvidos devem avaliar.

 

Por Mauricio Max

Imagem: Divulgação TVAcritica

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *