Interdisciplinar: alunos do 5º período de Jornalismo apresentam reportagens multimídia

Os alunos da turma de Jornalismo do 5º período, do turno noturno, encerraram, na última quarta-feira (14), os dias de mostra do Interdisciplinar do primeiro semestre de 2017. O tema abordado foi imigrantes e o produto apresentado foi reportagem multimídia. Alem da exposição de banner, os alunos apresentaram o vídeo-documentário no Hall da unidade 11 para uma avaliação feita pelas professores Luis Mansueto, Jônia Quedma, Gustavo Soranz e Rômulo Araújo.

Cada  equipe produziu um documentário, podcast, reportagem, e tudo estaria incluso em uma plataforma online para avaliação. Uma das equipes apresentou a reportagem “Caminhos até o Brasil” com uma família venezuelana que foi acolhida por uma família manauara, a acadêmica e integrante da equipe Ann Kath, destaca a maior dificuldade no processo de produção da reportagem multimídia:  “Acredito que todas as equipes passaram por isso, que foi a de encontrar o personagem para a reportagem. Que é identificar o personagem e a partir dele saber qual historia vai contar porque não adianta você só encontrar o personagem mas saber o que você quer falar sobre ele. “A aluna também ressalta as dificuldades encontradas ao produzir trabalho em equipe: “Alguns acidentes de percurso que tivemos como equipe, que acredito que todos devem ter passado, mas hoje o resultado tá sendo muito legal e positivo nesta noite de apresentação.”

Mayka Carvalho, que também é integrante da mesma equipe afirma que o interdisciplinar vai refletir no mercado de trabalho “Pra um futuro bem próximo, foi uma ótima experiência. Porque trabalhamos com uma reportagem multimídia e esse interdisciplinar abordou tudo como sites, radio e TV. Então deu pra gente aprender um pouco de cada, colocar nosso conhecimento em dia” afirma a estudante.

Site da Equipe: https://reporteronn.wixsite.com/reporteronn

Outra equipe produziu uma reportagem que abordou o tema “Nação de Todos” que fala sobre o imigrantes em Manaus. A integrante do grupo, Nalda Curintima, falou a respeito da produção: “A nossa equipe trabalhou mesmo, cada um teve sua função. Teve pauteiro, repórter, produção e edição. Cada um participou de uma forma boa e agradável”, indagou.  Ao ser questionada sobre o aprendizado no interdisciplinar, Nalda ressalta o trabalho em equipe. “É uma forma de trabalhar aquela famosa equipe de uma produção, o que realmente você faz, o que produzir, o que tem que correr atrás e o que é mais importante”, concluiu a acadêmica.

Site da equipe: https://nacaodetodos.wordpress.com/

O Interdisciplinar do primeiro semestre de 2017 encerrou-se com as apresentações dos alunos de Jornalismo da Uninorte Laureate no dia 14 de junho.

Por Rhamile Muniz

Fotos: Juliana Siqueira/ Rhamile Muniz / Luany Guterres

One thought on “Interdisciplinar: alunos do 5º período de Jornalismo apresentam reportagens multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *