Seleção para Agex mobiliza alunos de Jornalismo e Publicidade

A Agência Experimental realizou na última semana as provas de processo seletivo dos projetos Núcleo de Eventos Acadêmicos (Nueva), Programa Saber Viver, Agência Portfólio, Tv Uninorte e Portal Dialog de Comunicação. As provas foram realizadas nos laboratórios da Unidade 4 da Uninorte Laurete.

O Nueva que estava oferecendo sete vagas, realizou a prova na segunda-feira (22), e contou com a participação de 16 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de todos os períodos. Os candidatos deveriam responder a três perguntas envolvendo o universo de eventos. A coordenadora do Nueva, Jônia Quédma informou que a expectativa para receber os novos integrantes da equipe é grande.

“É sempre muito bom receber pessoas com novas ideias para somar com a equipe, esse semestre temos muito trabalho e queremos uma equipe com todo o gás”, disse.

A candidata Jessica Lima que cursa o primeiro período de Publicidade e Propaganda comentou que estava nervosa. “Quero muito passar nessa seleção, mas não sei se fiz uma boa prova tinha muita gente em períodos mais avançados”, explicou.

Já o Programa Saber Viver realizou a prova em duas etapas, no primeiro dia os candidatos tiveram que transformar uma notícia em uma nota para rádio. A coordenadora do projeto Tânia Brandão, falou como foi o primeiro dia.

“A prova de seleção do Saber Viver teve como o objetivo de testar a capacidade de síntese dos candidatos, eles receberam uma notícia de jornal impresso onde tiveram que transformar em uma nota para rádio, no segundo dia eles tiveram que produzir e gravar uma notícia”, informou.

Editor chefe do Saber Viver, David Simplício comentou que a escolha dos aprovados vai ser difícil nesse semestre. “Tivemos muitos candidatos com escrita e locução boas, hoje cada vez mais estamos vendo o quanto essa turma nova da comunicação é dinâmica, isso é ótimo pois vamos dar mais vida ao programa”, ressaltou.

Simplício informou também que no primeiro dia 15 candidatos compareceram no laboratório de rádio e no segundo houve uma desistência.

Na quinta-feira (25), foi a vez dos candidatos para participar da TV Uninorte realizarem a prova, como no Saber Viver a prova foi dividida em duas etapas, no primeiro dia os alunos tiveram que assistir a um vídeo sem áudio para então produzir um texto para a tv.

Já no segundo dia, os alunos tiveram que entrevistar um funcionário da Central Multimídia em dez minutos, em seguida tiveram que gravar que gravar.

A aluna do quarto período de Jornalismo Laís Dyelen, comentou sobre a prova. “Tivemos que fazer três perguntas, e a partir das respostas fazer um texto, logo após tivemos que gravar falar sem olhar no papel era fundamental, espero ter ido bem”, disse a aluna completando que está ansiosa com o resultado.

Cada aluno tinha duas chances para realizar a gravação. A coordenadora da TV Uninorte, Tânia Brandão se mostrou otimista. “Juntos vamos conhecer e experimentar possibilidades, a televisão é meio massiva, instantânea, superficial mas envolvente, tivemos candidatos com um bom desempenho em frente às câmeras, vamos realizar um ótimo trabalho esse semestre”, finalizou.

Na sexta a agência Portfólio recebeu 28 candidatos para a avaliação, que foi composta por questões gerais e especificas. A coordenadora do projeto Nereida Tavares contou como foi a prova.

“As questões foram objetivas, quem obter 50% de aproveitamento na prova irá para a segunda fase da seleção”, falou.

Os resultados com os aprovados serão publicados no dia 31 de agosto e os alunos convocados irão começar a atuar nos projetos a partir do dia primeiro de setembro.

Por:  Naritha Migueis

Fotos: Tânia Brandão, Jônia Quédma

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *