Quinto período de Jornalismo prepara material multimídia para Interdisciplinar

Orientados pelos professores que ministram as disciplinas do período, os alunos da turma do quinto período de Jornalismo estão envolvidos na produção de uma reportagem multimídia: composta por material de texto e audiovisual.

Os acadêmicos estão investindo tempo e dedicação para obter bons resultados e concluir com sucesso o trabalho em equipe. A proposta é, a partir do tema central “Ser esportista no Amazonas”, produzir uma reportagem que englobe todas as linguagens jornalísticas, como no texto do texto mais literário, um documentário com a duração máxima de 5´ minutos, cujo nome e visão original tem de ser escolhidos pelos alunos, e a produção de um podcast. Tudo virá embalado por meio de um planejamento gráfico para web.

O tema que tem relação com as Olimpíadas Rio 2016 foi definido entre o Professor Gustavo Soranz e a turma. A partir de um olhar mais analítico sobre a ideia central, a maioria dos acadêmicos já escolheram o atleta e a modalidade para ser o objeto principal do trabalho, cuja trajetória deve ser traduzida em uma história subjetiva e real, de vitória, luta, ou simplesmente de realização que traduza como é ser esportista no Estado, levantando objetivamente uma questão social e reflexiva por trás do filme.

Gabriele Ribeiro já está com o documentário parcialmente pronto, para ela o interdisciplinar, apesar de muito trabalhoso, serve como um treino para o trabalho de conclusão de curso. “Nossa equipe está muito empenhada, o interdisciplinar é muito importante por que é através dessa prática que ganhamos experiência, principalmente no que diz respeito às filmagens, as conversas com os entrevistados, suas histórias, além de servir como um treino para o trabalho final do curso”.

A atividade que faz parte do projeto pedagógico da instituição melhora a capacidade dos alunos, segundo a professora Leila Ronize. “Faz com que o aluno pense de uma forma interligada. Foi-se o tempo em que se pensava jornalismo de uma maneira fechada, hoje está dinâmico, e essa atividade vem justamente para isso, unir teoria e prática, abrindo caminhos para a produção de novos trabalhos ”.

As apresentações, segundo calendário divulgado, estão marcadas para o dia 21 de junho e entre os professores que irão analisar os trabalhos estão: Luis Mansueto, Leila Ronize e Rômulo Araujo.

Por Patrícia Canuto (Texto)

Foto: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *