Amazonas lança campanha para construção de Hospital doSangue

Na última quarta-feira, 30.03, a Fundação Hemoam, responsável pelo tratamento e assistência às pessoas com doenças no sangue, fará o lançamento da campanha “Hospital do Sangue, conquista comunitária”,  com o objetivo de arrecadar recursos para finalizar a construção do Hospital do Sangue do Estado. O hospital tem recursos do Governo Federal e do Estado, mas para funcionar precisará de um complemento que as fundações Hemoam e Sangue Nativo pretendem buscar nessa campanha.

O evento que contará com o apoio da Fundação Sangue Nativo, acontecerá a partir das 9h, no local da obra, ao lado da Fundação Hemoam, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro I, onde será dado um “abraço simbólico” no prédio de construção, simbolizando a união da sociedade amazonense em prol do hospital. Será apresentado à imprensa e à comunidade o Projeto do Hospital do Sangue, assim como será instalado o Comitê da Campanha (formado por representantes de várias esferas da sociedade). As doações poderão ser feitas em uma conta bancária a ser anunciada e a aplicação dos recursos será acompanhada pelo Comitê, de modo que não ocorra dúvidas sobre a efetiva aplicação dos recursos no complemento da obra.

A obra, iniciada em junho de 2014, foi projetada em uma área total de 1500 metros quadrados, sendo que o Hospital do Sangue está sendo construído em uma área de 48 mil metros quadrados, com capacidade para 150 leitos, abrigando Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adulto e de criança, enfermarias de adultos e de crianças, Centro Cirúrgico, ampla instalação para os atendimentos de emergência, aplicação de quimioterapia e outros procedimentos e, ambulatório para adultos e outro pediátrico. Área de  garagem para viaturas oficiais,oficinas de manutenção preventiva e corretiva, uma central de análises clínicas incluindo um laboratório de anatomia patológica e um hemocentro.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) preveem para a região Norte a ocorrência de 310 novos casos de leucemias. A maior parte deste contingente só será tratada se conseguir acessar o sistema de assistência para a realização do seu diagnóstico. Apenas 60 % ou menos, dos casos deste grupo, tem o seu diagnóstico em vida e por isso poderão ser passíveis de tratamento. Atualmente o Hemoam é o serviço que mais realiza tratamento de leucemias na Região Norte, sendo boa parte dos pacientes aqui tratados  provenientes de outros estados.

O projeto é indispensável e de interesse do povo que vive no Amazonas, sua conclusão dependerá da mobilização de segmentos da sociedade para tornar possível sua conclusão mesmo em cenário financeiro adverso. Toda a população, autoridades, familiares, funcionários e pacientes estão convidados para o lançamento da campanha. Fique atento e participe não só doando, mas incentivando seus familiares e amigos a doarem também. Mais informações nos números:  (92)99406-0704/(92) 98101-8273 ou (92) 98403-9906.

 

Por Luciana Cardoso, com auxílio da Assessoria de Comunicação do Hemoam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *