Projeto CineClube retorna ao quadro de atividades, na Uninorte

27.03.2015

O projeto CineClube Silvino Santos retorna ao quadro acadêmico, nesta sexta-feira (27), sob a coordenação do professor da Uninorte, Gustavo Soranz. Neste primeiro ciclo de filmes, o projeto estará em parceria com o festival Cinema Pela Verdade, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Essa mostra visa à promoção de eventos e projetos com foco no período da ditadura civil – militar no Brasil.

O CineClube existe desde 2004 dentro do curso de Comunicação Social. O projeto é idealizado como um espaço para serem exibidos filmes que não tem oportunidade de aparecerem no circuito comercial, mas que trazem temas que possibilitem dentro de sala de aula, debater vertentes, ver assuntos de diferentes pontos de vista e de uma forma mais envolvente com os alunos.

Todos os filmes que serão exibidos nesse primeiro momento são relacionados ao período da ditadura militar no Brasil, visando discutir, de forma crítica, um legado que aconteceu no país entre 1964 e 1985. Segundo Soranz “vai ser interessante para conhecer personagens que constituíram essa oposição do civil em relação à ditadura e que foram esquecidos da história, relembrando de alguma forma essas pessoas que se mobilizaram contra o regime. Os filmes são de uma safra recente que está trazendo a tona personagens que foram perseguidos e que desapareceram, mas lutaram por um ideal de democracia”..

O primeiro filme em cartaz é “Osvaldão”, que narra a história da vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia que virou herói entre o povo local por conta de sua coragem e generosidade. O professor Soranz irá levar, à cada mostra, um convidado para debater o tema com os acadêmicos ao término do filme. Para a primeira exibição, o filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Guaraciaba Tupinambá, é o convidado da noite.

Próximos filmes

Em busca de Iara – Saiba mais sobre o fime.

Democracia em Branco e Preto – Saiba mais sobre o fime.

O CineClube irá continuar com outros ciclos, sendo o próximo tema ligado a sustentabilidade.

Por Vívian Freire

Foto: Ilustração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *