Moda: Que roupas as pessoas usavam na Idade Média?

 14.05.2014

A Idade Média foi um período muito importante na história mundial. Quem nunca estudou sobre a queda do Império Romano? Sobre as tão famosas invasões bárbaras e o feudalismo? Os movimentos militares chamados de Cruzadas e o surgimento do Cristianismo? Acredito que todos nós tivemos contato com esses conteúdos.

Portanto, por ser uma época tão importante, existem características importantes que destacam o povo que viveu naquele tempo até hoje, para nos trazer reflexões e curiosidades. E uma dessas características são as vestimentas, ou melhor, as roupas que eles usavam.

As roupas começaram a ser feitas em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho, mas com o crescimento das cidades surgiram lojas especializadas dirigidas por tecelões, alfaiates e outros artesãos que confeccionavam roupa. Estes formavam corporações chamadas guildas.

Basicamente o vestuário na Idade Média é caracterizado pelas cores vivas e uso de estampados clássicos. Os Nobres mais lustres usavam capas de cores vivas de veludo, que chegavam até aos pés e casacos com colarinhos brancos em torno do pescoço, que era um sinal de pertença à alta sociedade.

As mulheres igualmente importantes envergavam vestidos compridos e justos no busto com vários adornos na zona das mangas e do decote. As mais pobres usavam os vestidos geralmente de uma só cor com poucos ou mesmo sem enfeites. Usavam tranças compridas e lenços finos ou redes para cobrir a cabeça.

Em filmes como ‘Coração Valente’, ‘Cruzada: Uma jornada através do tempo’ e ‘Áquila’ é possível observar muito bem “as tendências” usadas naquele tempo.

O mais legal é que não importa o tempo, todo conhecimento é válido, independente da época. Principalmente na área da moda. Fica a dica.

Por Amanda Guimarães

Foto: Ilustração

One thought on “Moda: Que roupas as pessoas usavam na Idade Média?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *