Unidade móvel do Hemoam participa de trote solidário do Uninorte

12.03.2013

A unidade móvel de coleta de sangue da fundação Hemoam, mais conhecido como “Vampirão”, participou na terça (12), das 8h às 20h, do trote solidário do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), que estará localizado em frente a Unidade I da instituição. O evento é promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/Uninorte).

Segundo a acadêmica Jeane Marques de Moura Soares, componente da ouvidoria do DCE, o procedimento para doação de sangue, através da unidade móvel, é muito simples. O doador passa por 3 etapas: primeiro realiza um cadastro junto à capacitação de doadores com a equipe do Hemoam, logo após é feito o exame de sangue e o doador responde um questionário, que é o procedimento intitulado de triagem para saber se o doador é apto ou não a doar sangue. Após liberado é feita a coleta que dura aproximadamente 15 minutos. Depois dessa fase ele recebe um lanche da equipe e dentro de 30 dias pode se dirigir ao Hemoam para buscar o resultado dos exames.

A estudante Ana Carolina de 22 anos, doou sangue pela primeira vez através do “Vampirão” e aprovou a iniciativa. “Estou doando por curiosidade e para ajudar quem precisa. Não dói e aconselho a todos doarem”, ressalta.

Lembrando que no ato da doação os alunos receberão uma declaração de 4 horas de atividades complementares. A enfermeira da equipe do Hemoam, Cassiana Mendes, disse que até o momento o programa não respondeu às expectativas em comparação a anos anteriores. Este é o quarto ano de realização do projeto. A comissão do DCE acredita que foi por conta do reagendamento do evento, que deveria ter sido realizado no dia 5 de março, porém por problemas técnicos no Vampirão, foi transferido para hoje.

Venha fazer parte dessa campanha para salvar vidas! Ao responder as questões da triagem seja honesto. O sangue doado é utilizado para ajudar pacientes já em tratamento nos hospitais do Estado. E você que não pode vir ao Vampirão, também tem a opção de agendar sua doação através do site do Hemoam ou pelo telefone: (92)3655-0100. Se quiser também pode visitar uma das unidades da instituição, localizado ao lado da Maternidade Ana Braga ou na sede principal, na Constantino Nery.

Por Márcia Oliveira e Carla Cristina (candidatas a uma vaga no Dialog)

Foto: Márcia Oliveira

One thought on “Unidade móvel do Hemoam participa de trote solidário do Uninorte

  1. Amei a iniciativa de vocês postarem o nosso evento junto com Hemoam, obrigada desde já pelo ato…. Realmente houve uns imprevistos mas no final ocorreu tudo bem….Até a próxima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *