Alunos devem aprender a lidar com informação

Por Islania Lima

Fotos: Bruno Lima e Lêda Maia


“A semana de comunicação não é apenas um evento acadêmico, mas uma boa  oportunidade de mostrar algo fora da sala de aula, que só vem a consolidar e coroar o nosso curso”, disse o coordenador do curso de Comunicaçao Social, Gustavo Soranz, na abertura da XIII Semana Acadêmica do curso, que teve início ontem (26.10), no auditório da Unidade V.

Com o tema “As redes sociais e a liquidez em 140 bytes, novos cenários para a comunicação” o professor e doutor em Lingüística Sérgio Freire abriu o evento, abordando a importância da informação para a sociedade, em que todo sujeito deve estar conectado.

“A língua portuguesa não é igual para todo mundo, as pessoas pensam de forma diferente, a linguagem é uma forma de organizar o mundo, a linguagem é da forma em que a gente formula e circula”, afirmou o professor.

Segundo Freire a informação é liquida, pois circula muito rápida e, mais do que consumir, as pessoas se tornaram produtor de noticia através do Twitter, tornando assim o microblog uma metáfora da sociedade quando se busca informação e rapidez.

Freire também disse que o aluno tem a necessidade de aprender a lidar com informação e não apenas obtê-la e com acesso as redes sociais digitais, através de informação acessível, relevante e expansível, ou seja, a informação instantânea e imediata que as mídias sociais digitais podem proporcionar.

No final da palestra o Professor falou com exclusividade para o Dialog sobre importância de um evento como este para os alunos de Comunicação do Uninorte.

“O bom de ver tantos alunos em uma mesma palestra é que cada pôde fazer sua própria leitura de tudo o que viu, fazendo sua interpretação e utilizando a informação para si”, finalizou o professor Sérgio Freire.

O que acharam os participantes

“É surpreendente chegar aqui e ver o auditório lotado depois de quase 4 anos de faculdade, todos em busca de conhecimento, isso significa que os alunos de comunicação estão se atualizando, e esta palestra só vem a somar e alimentar  ainda mais os estudantes com  informação sobre mídias sociais e suas atualidades.” Rômulo Araújo, Formando  em   Jornalismo do Uninorte.

“Este evento só vem a acrescentar e poder compartilhar conhecimento com os demais colegas, um verdadeiro exercício fora de sala de aula abrangente para todas as graduações.” Tanair Maria, estudante do 3º Período de Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *